quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Para ver de novo


Há filmes que são imediatamente esquecidos após deixarmos a sala de cinema. Há outros que nos fazem sair aos prantos. E, na infindável lista de reações, há os ainda que nos fazem sonhar. Assim é com Austrália. Como um sonho, há uma dose de realismo fantástico nesse filme estrelado por Nicole Kidman e Hugh Jackman.
O galã interpreta um vaqueiro rebelde e barbudo, denominado pela função que exerce: Capataz. É visível a aversão à britânica de pele alva Lady Sarah Ashley, que na década de 1940 sai de sua terra-natal para reencontrar o marido que havia viajado para vender terras do casal na Austrália.
A lady é ironizada pelo cowboy, enquanto ela vê nele um rude vaqueiro em sua na fazenda, Faraway Downs, na qual, ao chegar, encontra o marido morto. Isso poderia virar um dramalhão, mas nas mãos do diretor Baz Luhrmann é um dos inúmeros retalhos que formam o patchwork de gêneros explorados no filme: aventura, comédia, drama e romance.
Épico para toda a família, o filme faz relembrar clássicos. O Vento Levou é um deles. É pouco provável não pensar nisso ao se ver a transformação da aristocrática Sarah na briguenta fazendeira que luta para salvar sua propriedade. Scarlett O´Hara (Vivien Leigh) também lutou com unhas e dentes por todos os pedaços de terra de sua Tara. Ambas tiveram a seus lados cavalheiros: diga-se de passagem, meios às avessas, mas protetores e bonitões, cada qual com seu estilo. Scarlett com Rhett (Clark Gable) e Sarah com o Capataz, Mas as semelhanças acabam aí.
Do ponto de vista psicológico, Sarah está mais para bondosa Leslie, interpretadapor Elizabeth Taylor em Assim Caminha a Humanidade. Enquanto Leslie cuida dos pobres, Sarah os traz para sua casa e até cobre de atenções maternais um órfão, Nullah (Brandon Walters). Meio-aborígine, meio branco, Nullah tem destaque crescente na trama, à qual, inclusive, narra. O menino e seu avô, o Rei George (David Gulpilil), são responsáveis pela magia da história. Há uma passagem na qual o cântico de ambos interrompe o estouro de uma boiada.
As cenas externas também se destacam, principalmente quando as planícies do Território Norte ganham as telas durante travessiá vitoriosa de 1.500 cabeças de gados feito por um grupo improvável: uma empregada doméstica, dois pastores, um contabilista obeso, um cozinheiro asiático, Nullhah, Sarah e o Capataz. Nessa passagem são apresentadas paisagens que lembramos filmes John Huston, consagrado por dirigir westerns de primeira linha e esbanjar em tomadas panorâmicas.
Em Austrália o registro nas grandes cenas salienta contrastantes de luzes: da claridade do deserto à escuridão do mesmo. É nesse ambiente que a platéia feminina delira com um banho de balde do personagem de Hugh Jackman. já considerado um dos homens mais sexies do mundo.
Outros suspiros virão, um deles é quando o Capataz usa um smoking. Quando isso ocorre, a química entre Sarah e o Capataz não deixa dúvidas no espectador.
Com a paixão, o agora casal rompe com padrões próprios e com os da sociedade puritana da época. A união, no entanto, se desfaz até o surgimento de motivos que os afastam: Segunda Grande Guerra, risco de venda da fazenda, a possibilidade do casal perder Nullah e a resistência do Capataz em se entregar plenamente ao amor para não sofrer como no passado.
O trio se separa e só se reencontra após o amor de todos ser testado a extremos e em meio a bombardeios de aviões japoneses. É o apogeu dos sentimentos que permearam toda a trama, longa e que apresenta muitos finais antes do verdadeiro The End.

3 comentários:

  1. ola, gostei muito do seu blog, ainda nao vi o filme australia, fiquei com vontade de ve-lo, obrigada por compartilhar seu blog, vc escreve muito bem, beijos
    satomi

    ResponderExcluir
  2. Morei na Austrália dois anos, acabei de chegar ao Brasil, e vejo que nós brasileiros estamos mais interessados neste filme "Austrália" do que eles, ou pelo menos, nós apreciamos mais cinema. Lá na terra dos cangurus, a película estreou em novembro de 2008, e apesar de os australianos venerarem os protagonistas, quase ninguém se motivou em ir aos cinemas. Abraços a vc, Angélica.

    ResponderExcluir
  3. De uma passadinha lá no meu blog, pessoas inteligentes e espertas como vc são sempre bem vindas, não se esqueça de comentar, (por favor), os textos são legais, se gostar ... Me linka e/ou copia meu award! Bjos Giovana Manzoli.
    giovanamanzoli.zip.net

    ResponderExcluir