quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve-se quem puder ou, melhor, quando o cavalheirismo é assunto do passado

Nem sempre as palavras acompanham as mudanças de hábito. Certo?
Exemplo é cavalheirismo, que, a despeito de ter sido uma palavra consagrada como ação do gênero masculino, nos últimos tempos acabou incorporada, pasmem, aos hábitos femininos. Quem é mulher sabe que pedir um help para outra mulher tem sido mais eficaz do aos ditos cavalheiros. Bem, mas nos dicionários, entre as definições de cavalheiro estão: “par de uma dama na dança” e “homem de boa sociedade e educação”, mas não é exatamente o que vemos por aí...
OK, concordo com a turma do neo, digo, do novo: mudanças estão aí para serem incorporadas, mas acho que o estágio da humanidade bem que poderia incorporar só os bons hábitos e costumes. O mundo certamente seria melhor.
Por que não separamos o joio do trigo? Por que não paramos de aceitar toda e qualquer mudança como regra absoluta? Até onde eu sei, o sexo forte fisicamente ainda é o masculino, o que por si só justificaria a continuidade do cavalheirismo se não em todas, em muitas situações.
Aliás, alguém se habilita a ceder seu assento em um consultório, num laboratório, num ônibus ou em uma fila para uma grávida, uma idosa? Bem, com a situação que presenciei neste fim de semana, chego a conclusão que não.
Vamos à cena: estava eu na fila do caixa de um badalado bar quando uma moça que estava à minha frente foi avisada pelas amigas que o bolo de aniversário de sua mesa estava chegando e só estavam esperando por ela para cantar o tradicional Parabéns. A mocinha em questão, vendo que na frente dela estavam seis rapazes de uma única mesa (vários deles usando a camisa bordada com nome e logotipo de uma empresa), sorridentemente perguntou se poderia passar à frente, justificando que uma aniversariante a aguardava e que ela estava com o dinheiro à mão, o que não tomaria nem 30 segundos de espera deles. Sabe qual foi a resposta mais amena dos seis ‘cavalheiros’: “você é muuuuuuito folgada”. As demais nem preciso dizer...
A garota ficou passada, praticamente congelada com a resposta, que bem poderia ter sido limitada a um ‘não’. Diante de tanta ferocidade - afinal eram seis homens gritando só porque houve um pedido justificado para passar à frente -, a garota, depois de tomar ar, respondeu, enquanto assistia à distância o bolo de aniversário ser cortado: “Pois é, o cavalheirismo está morto, enterrado e já teve missa de sétimo dia, a qual nem fui”. As demais mulheres da fila, que também aguardavam os seis marmanjos lembrar com lentidão as senhas de seus cartões de débito, foram solidárias à moça, que, como havia previsto, demorou menos de meio minuto para pagar a conta.
Conclusão: salve-se quem puder!

4 comentários:

  1. Concordo 100%! A falta de cavalheirismo e MUNDIAL! Aqui em Londres, onde o individualismo e predominante, e pior ainda! A palavra "gentleman" acho que foi banida do dicionario ingles, ja que somente os mais idosos ainda se lembram do significado dessa palavra.

    ResponderExcluir
  2. Ok,ok, Angélica. Mas você deve concordar comigo: a falta de cavalheirismo é só um aspecto masculino da falta de educação, que ao contrário do que se poderia pensar, tem pouco a ver com sexo, idade e classe social. Afinal, também fico pasmo no trânsito, quando senhoras, em seus carros de luxo, põem a cabeça para fora do vidro e me mandam tomar(...). Isso também não é engraçado, quer dizer, até que é, mas não deveria ser. Não é? Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ok,ok, Angélica. Mas você deve concordar comigo: a falta de cavalheirismo é só um aspecto masculino da falta de educação, que ao contrário do que se poderia pensar, tem pouco a ver com sexo, idade e classe social. Afinal, também fico pasmo no trânsito, quando senhoras, em seus carros de luxo, põem a cabeça para fora do vidro e me mandam tomar(...). Isso também não é engraçado, quer dizer, até que é, mas não deveria ser. Não é? Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Angélica, sou amigo da Melina Dias. O meu nome é Edgard Rodrigues, mas tenho um blog no pseudônimo Mário Defiori, que estou começando a divulgar. Aproveito a sua postagem sobre o cavalheirismo para me referir a um texto meu que recebeu um comentário grosseiro de uma mulher (antes de eu ter o blog). O texto tem o título "Crônica sentimental em um tempo de todos", dividido em quatro partes. O meu blog (onde você pode ler o texto) é:

    www.defiorescritor.blogspot.com.br/
    Abraço.

    ResponderExcluir